• Dengue

ACESSE O RELATÓRIO AQUI

Dos 214 pontos avaliados nas praias de Santa Catarina, 77,6% (166) estão próprios para banho. Os dados são do terceiro relatório de balneabilidade desta temporada de verão, divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), nesta sexta-feira, 16. Dos 75 pontos monitorados em Florianópolis, 73,3% (55) estão próprios para banho. No interior, 81,6% (111) locais estão aptos para os banhistas. As análises foram feitas entre os dias 12 e 14 deste mês.

Em relação ao relatório anterior, 11 pontos passaram a ser impróprios e oito locais passaram para próprio. A maior parte dos locais avaliados que melhorou a qualidade está em Florianópolis. “Os números ainda se mantém acima da média da temporada de verão”, afirma o técnico de laboratório Marlon Daniel da Silva.

A Fatma alerta que metade das placas que apontam as condições das praias é alvo de vândalos e, por isso, disponibilizou duas opções para consulta. Os banhistas podem conferir a qualidade da praia no site da Fundação (www.fatma.sc.gov.br) ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Para esta temporada, as amostras começaram a ser coletadas em  31 de outubro. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é  considerado próprio.

Os pontos analisados são nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.