• Dengue

Dos 199 pontos monitorados nas praias de Santa Catarina, 176 estão próprios para banho, aponta o 17º relatório de balneabilidade da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma). O estudo foi divulgado nesta sexta-feira, 25 de abril, e apresentou um índice de 88,4% de propriedade no litoral catarinense. Já em Florianópolis, dos 66 pontos analisados, 52 estão próprios para banho, atingindo um índice de 78,8% de propriedade.

As condições de balneabilidade são determinadas pela quantidade de coliformes fecais / E coli amostradas nos locais de coleta. A presença de coliformes fecais indica o lançamento de esgoto nas águas do mar. Cada um dos 200 pontos monitorados não representa, necessariamente, uma praia. A Lagoa da Conceição, por exemplo, possui nove pontos destes 200. Isso porque é um local onde preocupa o órgão por ter características próprias como a pouca circulação de água e falta de oxigenação, além de um número demasiado de ligações clandestinas de esgoto. Santa Catarina possui mais de 200 praias e nem todas apresentam necessidade de monitoramento.

O relatório de balneabilidade da Fatma passa a ser mensal a partir desse mês. É possível acompanhar a balneabilidade do litoral catarinense por um sistema do google maps.