• Dengue

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o novo relatório de balneabilidade referente a coletas feitas entre os dias 02 e 06 de março de 2020. De acordo com o resultado, 68,0% dos locais vistoriados estão próprios para banho. O resultado anterior era 64,9%.

Na capital, dos 87 pontos onde há coleta, 63 apresentam condições favoráveis para mergulho, o que representa 72,4%. No restante do litoral, dos 144 pontos averiguados, 94 são indicados para banho humano. Em comparação ao relatório anterior, sete pontos passaram da condição de próprio para impróprio e 14 de impróprio para próprio.

As coletas são efetuadas em 231 pontos do litoral catarinense nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

Durante a alta temporada, de novembro a março, o IMA divulga semanalmente o relatório de balneabilidade no site balneabilidade.ima.sc.gov.br e pelo aplicativo Praia Segura, do Corpo de Bombeiros. A próxima atualização ocorre no dia 13 de março.

O IMA informa que as placas de balneabilidade continuam sofrendo atos de vandalismo e que a subtração da sinalização é crime ambiental, pois omite uma informação de utilidade pública que tem por objetivo zelar pela saúde dos usuários, no que diz respeito à balneabilidade. As placas retiradas dos locais onde há vistoria já foram recolocadas. O IMA pede a colaboração da população para que denuncie caso testemunhe episódios deste gênero.