O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realiza duas Audiências Públicas para apresentação e discussão do Empreendimento Rio do Sul – Indaial – Gaspar II, subestações e seccionamentos associados, de responsabilidade da EKTT 11 Serviços de Transmissão de Energia Elétrica SPE S.A. O primeiro encontro acontece no dia 09 de março, em Gaspar, às 19 horas. O segundo ocorre no dia 10 de março, em Ibirama, também às 19 horas.

Na Audiência Pública será apresentado o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). O objetivo é a obtenção de Licença Ambiental Prévia para a atividade de Linhas e Redes de Transmissão de Energia Elétrica. O empreendimento integra o Lote 1 do Leilão nº 004/2018 promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e terá extensão aproximada de 131,74 km.

O intuito é melhorar a disponibilidade de energia elétrica ligada e a confiabilidade do SIN da região nordeste de Santa Catarina interceptando doze municípios, sendo eles: Apiúna, Ascurra, Ibirama, Lontras, Rio do Sul, Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rodeio, Timbó e Luiz Alves.

A audiência pública é uma das primeiras etapas do processo de licenciamento ambiental e serve, entre outros, para a apresentação do projeto, esclarecimento de dúvidas por parte da população, além de dar embasamento aos técnicos sobre as demandas, sugestões e preocupações da comunidade com relação ao empreendimento.

Em Gaspar, o encontro acontece no dia 09 de março, na Sociedade Cultural Recreativa Alvorada, na Rua Coronel Aristiliano Ramos, 72, Centro, com início às 19 horas. Em Ibirama, a audiência ocorre no dia 10 de março, na Sociedade Desportiva União, na Rua Dr. Getúlio Vargas, Bela Vista, Ibirama, às 19 horas.

O Relatório de Impacto ao Meio Ambiente - RIMA da LT 525/230 kV Rio do Sul – Indaial – Gaspar II, subestações e seccionamentos associados continua à disposição para consulta nos seguintes locais: nas Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Bibliotecas, Secretarias de Educação e Meio Ambiente dos municípios de Apiúna, Ascurra, Blumenau, Gaspar, Ibirama, Indaial, Lontras, Luiz Alves, Pomerode, Rio do Sul, Rodeio e Timbó e no site do IMA: www.ima.sc.gov.br.