• Dengue

Uma operação da Polícia Civil de Itapema, na última sexta-feira, 13 de dezembro, resultou na apreensão de 300 aves nativas. Servidores do IMA e da PMA que estavam em ação conjunta em Florianópolis foram acionados para atender a ocorrência.

Ao chegar ao local, dentro da Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre, em Itapema, as equipes encontraram centenas de aves vivendo em cativeiro. Após a análise, constatou-se a existência de 323 pássaros, de 32 espécies diferentes, algumas ameaçadas de extinção como o pixoxó, sabiá-cica e tié-sangue.

As maiores quantidade de animais resgatados são canários-da-terra, 119, e corrupião, 81 indivíduos. Outras espécies como cisne-pescoço-preto (sendo 5 filhotes e 8 adultos), sairá-beija-flor, tico-tico-rei-cinza, tangará, irerê também estavam no local.

Do total, 149 animais que estavam saudáveis foram soltos imediatamente. Outros 175, por estarem machucados ou debilitados, foram destinados para o Cetas, no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, e provisoriamente para o Zoológico de Balneário Camboriú onde receberão atendimento e o devido tratamento até estarem em condições de serem soltos.
No local, um homem foi preso em flagrante por tráfico de animais silvestres, além do porte de armas. Segundo a Polícia Militar Ambiental, o responsável será autuado por infração ambiental e a multa pode chegar a R$ 500 mil.

Participaram da ação, agentes da Polícia Civil de Itapema, Ibama, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, Polícia Militar Ambiental e servidores da fiscalização de Porto Belo e Itapema.