O presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Valdez Rodrigues Venâncio, participou nesta terça-feira, 26 de novembro, da cerimônia de certificação dos municípios e estruturas náuticas agraciados com o título Bandeira Azul. O presidente esteve presente no evento a convite de Flavia Didomenico, presidente da SANTUR, para fazer a entrega das certificações.

A aliança entre turismo e meio ambiente concedeu à Santa Catarina o maior número de pontos certificados com a bandeira azul no país. Dos 20 lugares certificados, 10 estão em Santa Catarina. Os certificados foram entregues para sete praias, uma lagoa, uma marina e um iate clube.

Em Florianópolis, a Lagoa do Peri e o Iate Club de Santa Catarina - Veleiros da Ilha receberam a certificação. Balneário Camboriú teve uma marina e duas praias contempladas. Em São Francisco do Sul, a Praia da Saudade foi agraciada com a bandeira azul pela primeira vez. A praia de Balneário Piçarras e a Praia Grande, em Governador Celso Ramos, também receberam o certificado.

O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável do turismo em áreas marinhas e de água doce. O programa desafia autoridades locais, gestores de praia, de marinas e operadores de passeios de barco de turismo sustentável a buscar padrões elevados de gestão em seis categorias: qualidade da água, gestão ambiental, educação e informação ambiental, segurança e serviços, responsabilidade social e operações responsáveis em torno da vida selvagem.

Ao longo dos anos, a Bandeira Azul tornou-se um selo ecológico altamente respeitado e reconhecido pelo trabalho de reunir os setores ambiental e do turismo a nível local, regional e nacional para garantir sustentabilidade no turismo.

Foto: Saul Oliveira/SANTUR