• Dengue

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) confirmou nesta terça-feira, 10, a condição de balneabilidade do ponto 11 na Beira-Mar Norte de Florianópolis. O anúncio histórico, visto que há mais de 60 anos a Baía recebe esgoto indevido, confirma que o sistema adotado pela CASAN é tecnicamente adequado. A conquista, porém, não diminui a importância da continuidade do trabalho e da cautela no acesso dos banhistas à região.

Apesar do resultado favorável, IMA e CASAN sugerem precaução. Condições externas, como tempo, aumento da população de veranistas e outros condicionantes podem alterar temporariamente essa avaliação. Apenas com um histórico consistente os banhistas poderão acessar o local com segurança. Desde 1992, quando passou a ser monitorado pela pesquisa de balneabilidade, esta é a primeira vez que o ponto 11 da Beira-mar Norte está próprio.

Além disso, embora tenha conquistado avanços importantes, a estação de tratamento (URA) da Beira-Mar Norte ainda funciona em sistema de pré-operação. Por isso, as equipes avaliam ajustes necessários para que o projeto entre em fase final de funcionamento.

O desafio é manter a operação regular do sistema diante da alta carga de esgoto clandestino jogado nos canais de drenagem, do lixo urbano que entope as válvulas (entulhos, plásticos e até peças de roupas) e do vandalismo nas estações de bombeamento. É fundamental que a população colabore com a destinação correta dos resíduos e ligação do esgoto na rede da CASAN. Assim, a despoluição total da Beira-Mar Norte será uma realidade comemorada por todos os catarinenses.