• Dengue

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) participa do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), um dos maiores eventos do agronegócio no Brasil, que ocorre de 27 a 29 de agosto, em São Paulo.

Representam o IMA a gerente de Licenciamento Ambiental Rural (GELAR), Gabriela Brasil dos Anjos, e analista técnica Gabriela Casarin Ribeiro de Almeida Lopes. As servidoras são membros da Câmara Setorial de Suínos e Aves do CEDERURAL/SC e do grupo de estudo para regularização ambiental do transporte de animais mortos, além de atuarem nas atualizações das Instruções Normativas das atividades no meio rural e coordenação do licenciamento ambiental das atividades.

Promovido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura reúne mais de 15 mil empresários, produtores e demais profissionais da cadeia produtiva, além de cerca de 170 expositores.

Além de debater as questões dos setores de avicultura e suinocultura, compartilhar experiências e atualizações, o encontro é ainda uma oportunidade para mostrar ao mundo toda a capacidade produtiva do Brasil pela participação de dezenas de delegações estrangeiras.

Um dos temas mais discutidos durante o evento é a sustentabilidade da produção de carnes (suínos e aves). Neste sentido, o IMA trabalha há mais de uma década com os pesquisadores da EMBRAPA e com o próprio setor produtivo para estabelecer um regramento técnico no licenciamento ambiental que garanta a sustentabilidade da produção.

Para isso, Santa Catarina utilizará um sistema específico desenvolvido pela EMBRAPA que fará o monitoramento do solo que recebe o biofertilizante oriundo dos dejetos suínos, sistema inovador no país.

Além disso, a IN 11 que trata sobre suinocultura será publicada como uma Resolução do CONSEMA para servir de regra estadual. Os procedimentos adotados pelo IMA já são modelo para o Brasil.

A participação do Instituto neste evento de tamanha magnitude é importante para mostrar que o IMA e o setor produtivo catarinense estão no caminho certo. “A sustentabilidade da criação de animais é um dos pré-requisitos para a garantia da participação no mercado exterior”, destaca a gerente de Licenciamento Ambiental Rural do IMA, Gabriela Brasil dos Anjos.