• Dengue

O Instituto do Meio Ambiente (IMA), por meio da servidora Cíntia Uller Gómez, engenheira agrônoma e analista ambiental, participa do livro Sistemas Agrícolas Tradicionais no Brasil. A obra é uma produção da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e integra a coleção Povos e Comunidades Tradicionais.

O projeto tem como objetivo valorizar o diálogo de saberes e relações entre o conhecimento tradicional e o científico. O livro reúne relatos sobre as 15 ações premiadas na primeira edição do Prêmio BNDES de Boas Práticas de Salvaguarda e Conservação Dinâmica dos Sistemas Agrícolas Tradicionais.

Em sua terceira edição, Povos e Comunidades Tradicionais apresenta as vivências dos autores em comunidades tradicionais distribuídas pelo país. Agregando as técnicas adotadas e o modo de vida dos povos tradicionais com o conhecimento científico dos profissionais, em referência aos Sistemas Agrícolas Tradicionais no Brasil.

O capítulo seis do livro, intitulado como Processo de certificação participativa para uso e conservação da floresta no sistema de roça de toco em Biguaçu - SC, é parte da experiência vivenciada pela servidora Cíntia. O conteúdo relata a prática da roça de toco (agricultura itinerante) e demais informações sobre o assunto, como calendário agrícola, saberes tradicionais associados à comercialização dos produtos da roça de toco, certificação participativa para uso e conservação da floresta no sistema de roça de toco, desafios e perspectivas.

A roça de toco faz parte de um sistema agrícola tradicional (SAT) existente no bioma Mata Atlântica desde a Era Pré-colombiana presente até os dias atuais em muitas comunidades tradicionais. Entre os benefícios socioambientais estão a conservação da biodiversidade, a heterogeneidade da paisagem e segurança alimentar.  Em Biguaçu é uma importante fonte  de renda para as famílias, onde os três produtos principais comercializados são: carvão vegetal, farinha de mandioca e aipim.

O livro está disponivel em:  Sistemas Agrícolas Tradicionais no Brasil


Imagem: capa do livro Sistemas Agrícolas Tradicionais no Brasil  / site: www.embrapa.br