Ao visitar a região norte de Santa Catarina, o presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Valdez Rodrigues Venâncio, participou da apresentação do projeto de criação do Parque do Passo, área de 54 hectares no centro de Mafra que a Prefeitura planeja tornar Unidade de Conservação Municipal.

De acordo com os representantes da Prefeitura de Mafra, ao longo dos anos e apesar de estar localizada na região central do município, o espaço de significativas riquezas naturais não foi ocupado por moradias devido, especialmente, a leis como o Plano Diretor que definiu a área como de preservação ambiental e lazer.

Por meio de pesquisas e levantamentos realizados por estudantes, principalmente da Universidade do Contestado, ficou comprovada a biodiversidade animal e vegetal da região. Entre as cerca de 70 árvores nativas identificadas destacam-se araucárias, xaxins e outras espécies características da Mata Atlântica.

Em relação aos mamíferos verificou-se a existência de gambás, cutias, pacas, serelepes, ratos e até cervídeos. Das aves foram registradas, por meio dos estudos, 93 espécies. Outro aspecto levado em consideração para a criação do Parque é a presença de nascentes que formam o Rio Bandeira.

Ainda de acordo com os representantes da administração municipal, os moradores do entorno entendem a importância de preservar a área e a população em geral já foi consultada por meio de audiências públicas. Mas outros encontros devem ser realizados para a apresentação e discussão da iniciativa.

A população, inclusive, está incluída nos planos do Parque. Uma das intenções com a criação é o desenvolvimento de projetos de educação ambiental, além de trilhas educativas que possam contemplar moradores e turistas. “Uma parte ficará exclusiva para preservação e pesquisa científica, e outra para educação ambiental e lazer para que a comunidade também possa usufruir do espaço”, garantiu o prefeito de Mafra, Wellington Roberto Bielecki.

O presidente do IMA colocou o órgão ambiental catarinense à disposição e equipes do Instituto para auxiliar no que for necessário para a implantação da Unidade.