O presidente do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), Valdez Rodrigues Venâncio, participou na manhã desta terça-feira, 14 de maio, de um café na Associação Empresarial de São Bento do Sul. Esta é a primeira de uma série de visitas que o presidente deve fazer nas Gerências Regionais do IMA.

Em São Bento do Sul, o evento reuniu prefeitos, vereadores e empreendedores que aproveitaram a oportunidade para apresentar as principais demandas e reivindicações da região.

Durante o encontro o novo gerente Regional de Meio Ambiente de Mafra, Ademir Chaves, destacou que a CODAM tem como uma das prioridades a celeridade dos processos de licenciamento.

Também presente na reunião, a gerente Regional de Meio Ambiente de Canoinhas, Francine Nader, enfatizou que o papel da instituição é buscar as soluções e, sempre que possível e de acordo com a legislação, colaborar com os cidadãos. “Nosso papel como servidor é servir, é ajudar, é solucionar problemas”.

O prefeito de Rio Negrinho, Júlio Ronconi garantiu que, em breve, os municípios da região vão começar a licenciar, o que deve contribuir para uma maior agilização na emissão de licenças pelo IMA, o qual vive uma nova era. “O órgão ambiental catarinense vem passando por uma transformação, uma nova nomenclatura, novas pessoas e objetivos. Certamente é um novo norte para o Instituto”.

O presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio, encerrou o encontro assegurando que um dos focos de atuação é aproximar os cidadãos do Instituto, o que vai permitir a efetivação do triplé ambiente-sociedade-economia. “Neste triplé o ambiente deve ser a matriz. Porque se a matriz for embora nós não temos economia e precisamos da colaboração e parceira de toda a sociedade para fazer essa transformação acontecer”.

O presidente cumpre agenda na reunião norte nesta terça e quarta-feira, 14 e 15 de maio, e além de São Bento do Sul vai passar pelos municípios de Mafra, Canoinhas e Três Barras.