O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) realizou nesta quinta-feira, 28 de março, o Encontro de Gerentes do IMA que tem por finalidade aprimorar os processos e serviços do órgão ambiental catarinense por meio da padronização de procedimentos, linguagem comum a todas as gerências e setores, e integração da equipe.

Além das apresentações dos diretores e gerentes da sede, em Florianópolis, o primeiro dia do evento foi marcado pela presença do governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva. Durante o ato, ocorreram a assinatura da revisão da Portaria 170 que estabelece a atuação conjunta da Polícia Militar Ambiental e do IMA nas ações de fiscalização, a assinatura do Termo de Cooperação entre Instituto e Associação dos Laboratórios Ambientais de Santa Catarina que vai possibilitar a construção de um banco de dados para monitoramento do ar, solo e água catarinenses, além do lançamento e assinatura da Portaria de criação do Programa IMA em Movimento que tem por objetivo a qualificação da gestão e das atividades do órgão.

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, destacou a importância do IMA para garantir o desenvolvimento sustentável e a implantação de novos programas e parcerias que visem a transparência, a agilidade e a eficiência dos serviços, como a cooperação entre IMA e Alasc para disponibilização dos dados que servirão para monitoramento da água, ar e solo. “Essa plataforma vai engrandecer a atividade de meio ambiente em Santa Catarina, vai dar celeridade para o controle e tomada de decisão. Neste aspecto percebemos que o Estado precisa avançar para ter mais segurança jurídica para os empreendimentos que querem vir para Santa Catarina”.

O presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio, garantiu que as ações, formalizadas nesta quinta-feira, são as primeiras de muitas que buscam o aprimoramento de todos os serviços e processos do Instituto, gerando assim maiores benefícios ao meio ambiente. “Precisamos pensar e colocar em prática projetos que criem um ambiente equilibrado para nós e para a as futuras gerações”.

Portaria 170

A Portaria 170, de 2013, regula os procedimentos para a apuração de infrações ambientais por condutas e atividades lesivas ao meio ambiente do âmbito do IMA e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental – BPMA.

Termo de Cooperação entre IMA e ALASC

Tem por finalidade o desenvolvimento de sistema para a geração e gestão dos relatórios dos programas de monitoramento ambiental, integrados do sistema do IMA que possibilite a constituição de bancos de dados específicos, bem como a geração de relatórios gerenciais, o que vai permitir o monitoramento e controle da água, ar e solo de Santa Catarina.

IMA em Movimento

O IMA em Movimento é um instrumento de qualificação da gestão administrativa e técnica do IMA com a aplicação de princípios de governança na gestão do Instituto. Visa, sobretudo, o aperfeiçoamento, a transparência e a eficiência do órgão ambiental. Tem como foco a identificação, a transparência e a realização de ações conjuntas das gerências e diretorias, com suas diversas áreas e assuntos para a melhoria contínua das gerências regionais, da sede e do IMA como um todo.