O terceiro relatório de balneabilidade da temporada 2018-2019, divulgado pela Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), mostra uma pequena melhoria na qualidade da água do mar para banho humano no litoral catarinense. As coletas foram realizadas de 17 a 21 de dezembro.

De acordo com o resultado, no total 78,5% dos pontos analisados estão próprios para banho. Em Florianópolis, dos 75 locais averiguados, em 80% recomenda-se o mergulho. No restante do litoral, dos 144 pontos, 112 apresentam condições favoráveis para banho.

Em relação ao relatório anterior, divulgado na sexta-feira passada, dia 14 de dezembro, cinco pontos passaram da condição de impróprio para próprio (um em Florianópolis, um em Garopaba, um em Itapema, um em Joinville e um em Piçarras). Na contrapartida, quatro pontos passaram de próprio para impróprio (dois em Balneário Camboriú, um em Florianópolis e um em Penha).

O IMA realiza coletas e análises em 219 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. Os ensaios são efetuados nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

O IMA destaca ainda o cuidado dos banhistas ao entrar no mar quando transcorridas 24 horas de chuvas torrenciais. O alerta é para que população e visitantes não se banhem em saídas de rios, de riachos e galerias pluviais. Além disso, o IMA chama a atenção para a situação das placas. Algumas, especialmente durante a alta temporada, são retiradas, danificadas ou vandalizadas. Desta forma, a recomendação é que os usuários acessem o site balneabilidade.ima.sc.gov.br para saber a condição das praias catarinenses.

O Instituto

CODAMS