O segundo relatório de balneabilidade da temporada 2018-2019 mostra que houve uma pequena melhora na qualidade da água do mar no litoral catarinense. Dos 219 pontos analisados, 171 estão próprios para banho, o que representa 78,1%.

Do total, 75 pontos são em Florianópolis. Destes 77,1% estão adequados para banho. No restante do litoral, em 111 locais recomenda-se o mergulho. Em relação ao relatório 01, divulgado na sexta-feira passada, dia 07 de dezembro, quatro pontos passaram da condição de impróprio para próprio (um ponto em Balneário Camboriú, um em Florianópolis, um em Navegantes e um em Penha) e três pontos de próprio para impróprio (um em Florianópolis, Garopaba e Itapema).

As amostragens e ensaios são efetuados nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo e São José.

As coletas e análises são realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina que disponibiliza todas as informações do monitoramento da qualidade da água do mar para banho humano no site balneabilidade.ima.sc.gov.br.

O Instituto

CODAMS