• Dengue

Que dia é hoje?

05 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente.

Data instituída pela ONU em 1972. Data criada com o objetivo de promover a conscientização em todo o mundo sobre a importância da preservação do meio ambiente. Data para parar e pensar sobre o que o ser humano está fazendo e quais ações podem e devem ser implantadas para a recuperação e conservação do maior patrimônio do planeta.

Portanto, que dia é hoje?

A data 05 de junho vai muito além da comemoração pelo Meio Ambiente. Este dia é sobre cada indivíduo que habita a Terra, sobre cada pessoa que, por meio das atitudes, preserva ou prejudica a natureza e tudo o que ela oferece. Esta celebração anual nada mais é do que um alerta aos governos, organizações, empresas, entidades, sociedade em geral, sobre a urgência em mudar alguns hábitos e começar, de fato, a cuidar do meio ambiente.

Então, Dia do Meio Ambiente é somente hoje?

Claro que não. Afinal, este meio ambiente que abraça todo o planeta não cansa e não descansa. Está sempre ali e aqui, seja no espetáculo ao amanhecer, no canto dos pássaros que alegremente celebram o começar de mais um dia, seja no balanço dos galhos e folhas, no repouso do mar ou no ir e vir das ondas, seja no desabrochar da flor, nas aventuras diárias dos animais. Do nascer ao pôr do sol, o meio ambiente, incansável, oferece ao homem tudo aquilo que ele precisa, o ar, a luz, a água, a beleza, a saúde, a vida. Em troca, não pede, mas espera o respeito, o cuidado, a preservação. Ou seja, o Meio Ambiente é muito mais que um dia ao ano, é cada e todo segundo.

E assim devem ser também as ações dos homens que desta natureza tanto recebem e dependem. Não podem estar centralizadas em apenas um dia ao ano. Devem ser diárias e rotineiras, precisam fazer parte do cotidiano, dos hábitos. São costumes simples, fáceis, que não custam e não demoram, e que impactam significativamente na vida de todos os ecossistemas.

Atitudes como descartar corretamente o lixo, evitar o uso de plásticos, optar produtos e embalagens reutilizáveis, denunciar crimes ambientais, ser vigilante mesmo não atuando em nenhum órgão de fiscalização ambiental, plantar árvores, cuidar das plantas e animais, não pisar nos gramados ou demais jardins e plantações, regar as plantas, cultivar espécies vegetais, buscar orientações sobre exóticas, não maltratar animais, não jogar nada no chão ou na água, nem o menor dos materiais como tampa de garrafa ou bituca de cigarro, recolher o lixo descartado de forma incorreta, utilizar materiais reciclados, reduzir o consumo de determinados materiais como papel, são apenas algumas das ações que todos podem fazer e que contribuem para a preservação do meio ambiente.

Que este 05 de junho se estenda por todos os dias e meses e horas do ano e que em todo o planeta segundo após segundo mais pessoas entendam que Meio Ambiente e indivíduos não estão de lados opostos, que estão todos juntos e que, diferentemente, do que a maior parte da população pensa, os indivíduos dependem mais do meio ambiente do que o meio ambiente dos indivíduos. E que, portanto, destruir os recursos naturais é o mesmo que destruir a si mesmo e às futuras gerações.

Meio Ambiente é mais que um dia. É hoje, é amanhã, e depende de cada ser humano para ser para sempre.