• Dengue

Os animais marinhos resgatados em Santa Catarina que precisarem de reabilitação para retornarem ao habitat natural vão ganhar um local novo e especial só para eles. O Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos será inaugurado em Florianópolis, nesta quarta-feira, 28, às 10h. A obra, executada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), terá 3 mil m² de área construída e poderá receber mais de 170 animais marinhos ao mesmo tempo.

O Centro está localizado dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho e será administrado Associação R3 Animal. A R3 é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Este será o maior local especializado em reabilitação e despetrolização de animais marinhos do Brasil. 

Serão 12 piscinas, sendo uma para abrigar pinguins; outra para aves voadoras; golfinhos; lobos/leões marinhos e oito para uso misto. O Centro ainda contará com ambulatório, salas de estabilização, internação e isolamento, laboratório de análises clínicas, sala de necropsia, para o caso dos animais encontrados mortos, cozinha para preparação de alimentos para animais e área administrativa. No total, haverá a capacidade para receber 120 pinguins, 50 aves voadoras, dois leões/lobos-marinhos e um golfinho, simultaneamente.

Localizado dentro do parque, o Centro atenta para a sustentabilidade e terá seu próprio sistema de tratamento de efluentes, captação de água da chuva e sistema de energia fotovoltaica. Em caso de avistamento de animal marinho ferido ou morto, recomenda-se manter a distância, evitar aglomerações e acionar imediatamente a instituição, pelo telefone 0800 642 3341.

Sobre o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)

A atividade é desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal da Petrobras na produção e escoamento de petróleo e gás natural no pólo pré-sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos dessas atividades sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos mortos. A área de abrangência do monitoramento engloba os municípios litorâneos dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e do Rio de Janeiro e compreende mais de 1.500 km de costa. O projeto atende pelo 0800 642 334.