O Parque Estadual Fritz Plaumann (PEFP) é uma unidade de conservação brasileira, situada em Concórdia, no oeste do Estado de Santa Catarina, em uma área de 741 hectares.

Criado por meio do Decreto Estadual nº 797, de 24 de setembro de 2003, como medida de compensação ambiental pelos impactos ambientais gerados pelo aproveitamento hidrelétrico da Usina Itá, localizada entre os municípios de Itá/SC e Aratiba/RS, na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai.

O nome da Unidade de Conservação é uma homenagem ao entomólogo alemão Fritz Plaumann pelos trabalhos ambientais entomológicos desenvolvidos na região e com significativa contribuição para todo o Brasil. A floresta Estacional Decidual é uma das formações florestais mais ameaçadas do Bioma Mata Atlântica e a mais ameaçada no estado de Santa Catarina.

Nos remanescentes de florestais do Parque e de seu entorno já foram registradas 232 espécies de aves, 25 espécies de mamíferos de grande e médio porte e 35 espécies de répteis e anfíbios, muitos deles ameaçados de extinção, como o Gato-maracajá (Leopardus wiedii), o Veado (Mazama nana), e a Paca (Cuniculus paca). Já o tamanduá-mirim (Tamdua tetradactyla), o Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) e a Cutia (Dasyprocta azarae), representantes dos mamíferos, são menos ameaçados. 

No grupo das aves, o Macuco (Tinamus solitarius), a Tietinga (Cissopis leverianus), o Pavó (Pyroderus scutatus) e o Anu-Coroca (Crotophaga major) apresentam algum grau de ameaça em sua conservação. Por outro lado o Jacu-açu (Penelope obscura), o Surucuá-Variado (Trogon surrucura) e o Tucano-de-Bico-Verde (Ramphastos dicolorus) são avistados com frequência nas trilhas do Parque.

Por fim, dentre o grupo dos anfíbios ameaçados, estão as pererecas Boana curupi, e a Proceratophrys bigibbosa, e dos répteis, as serpentes Jararaca-Pintada (Bothrops diporus) e Jararaca-da-Mata (Bothrops jararaca).

Em relação à vegetação o Parque abriga espécies típicas como a Canafístula (Pelthoporum dubium), Grápia (Apuleia leiocarpa), Angico-Vermelho (Parapiptadenia rigida) e o Cedro (Cedrela fissilis). Ainda resguarda em sua área a bromélia do estreito (Dyckia distachya), espécie endêmica da calha do rio Uruguai.

O IMA - Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina - em parceria com a Equipe Co-Gestora do Parque – ECOPEF, realiza desde o ano de 2007 os trabalhos de educação e interpretação ambiental nas trilhas do Parque Estadual Fritz Plaumann, o desenvolvimento de projetos socioambientais, e a promoção de diferentes eventos no entorno da unidade de conservação.

Aberto para visitação pública de quarta a domingo, conta com excelente infraestrutura para receber moradores e turistas da região. Além das belezas naturais do Parque, os visitantes recebem ainda acompanhamento dos grupos e trabalhos de interpretação e educação ambiental nas quatro trilhas, as quais dispõem de estruturas como: decks, pontilhões, ponte pênsil, mirante, perfazendo mais de seis quilômetros de percurso em trilhas. Antes, no entanto, de conhecer de perto as características naturais desta Unidade de Conservação, o visitante passa por uma imersão de conhecimento. Logo na sede os guias contam detalhes da história do Parque, da criação, das espécies encontradas na região e do ambientalista naturalista que dá nome ao local.

Sede do Parque Estadual Fritz Plaumann

Na sequência, é hora de estar bem perto da natureza. O visitante escolhe a trilha mais adequada para fazer e, além de contemplar a natureza, pode se divertir na ponte pênsil, recém-reinaugurada, ou apreciar a vista em belos mirantes. 

 

Horário de Visitação :

Quarta, Quinta e Sexta-Feira: das 14h às 17h.
Sábado: das 9h às 17h.
Domingo: das 13h às 18h.
Período matutino necessita agendamento.
Contato: http://parquefritzplaumann.org.br/agendamento
Telefone : (49) 98839 1493

Arquivos

document 1ª Reunião - Conselho (1 MB)

document 2ª Reunião - Conselho (8 KB)

document 3ª Reunião - Conselho (8 KB)

archive Plano de Manejo - Fase II (73.96 MB)

O Instituto

Organização

CODAMS

Prêmios

Biblioteca

Portarias

Publicações Legais

Licitações

Acordos Extrajudiciais

Legislação

Convênios

Intranet

Editais de Chamameno Público

Licenciamento Ambiental

Concursos

Hospitais Públicos

E-Sic - Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão

Portal Corporativo SGP-e

SC PREV

Ecosistema

Balneabilidade

Biodiversidade

Educação Ambiental

Programas

Unidades de Conservação

Pesquisas em UCs

Fiscalização

Informações

TFASC

Denuncie

Municipalização

Autuados p/ Alegações Finais

Aplicação Aérea de Agrotóxicos

Sala de Imprensa

Notícias
Galeria Multimídia